Defesa Civil AM fecha a Semana Nacional de Redução de Desastres com mil crianças instruídas sobre situações de emergência

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, encerrou na manhã desta sexta-feira, 09, na Escola Estadual São Luiz Gonzaga, localizada no bairro São Raimundo, as palestras educativas sobre situações de emergência, como parte das atividades da “Semana Nacional de Prevenção a Desastres” que trouxe como o tema “Educar para Prevenir”. Durante os cinco dias de instrução, pelo menos mil alunos foram alcançados e se tornaram multiplicadores da prevenção.

“A proposta foi lançada como um projeto piloto para 2016, quando queremos instruir todos os estudantes que moram em áreas de vulnerabilidade social”, afirmou o Secretário do órgão, coronel Fernando Pires Junior.

Com a ajuda especial do mascote da Defesa Civil AM, “Chico Prevenido”, os alunos foram ministrados sobre temas que estão diretamente ligados ao dia a dia deles, como as enchentes, alagações bruscas e as queimadas. E para reforçar as instruções, uma cartilha educativa foi distribuída a cada criança.

“Eu gostei muito porque agora eu sei que se eu jogar lixo nos igarapés vai entupir e quando vier à enchente a água vai subir e alagar as casas. Então não pode fazer isso”, enfatizou a estudante Kamile Brandão, de 12 anos.

A Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída pela Presidência da República em 2015 e é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, apostando na conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

No âmbito do Estado do Amazonas, por meio da lei nº 3.576, ficou instituída a segunda quarta-feira de outubro como o Dia Estadual de Redução de Desastres. Em 2015 essa data será comemorada no próximo dia 14, quando o Chico Prevenido e sua turma, voltarão à ativa, em uma escola do município de Manacapuru.