Defesa Civil do Amazonas envia água potável e hipoclorito ao município de Manaquiri

  

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil AM, enviou hoje, 25, ao município de Manaquiri, na região do Baixo Solimões, sete mil litros de água potável, com o objetivo de socorrer às famílias que estão com o abastecimento de água prejudicado, devido à mortandade de peixes.

 

Inicialmente, 100 famílias receberão do órgão, água suficiente para o consumo direto durante sete dias. A Defesa Civil AM está enviando também cinco mil frascos de hipoclorito de sódio, para a purificação de água oriunda de poços (cacimbas).

 

“Com a mortandade dos peixes, a única fonte de abastecimento de água dos ribeirinhos das comunidades de Manaquiri, ficou contaminada e a nossa meta e garantir água potável a população e inibir a proliferação de doenças de veiculação hídrica, como as diarreias”, enfatizou o Secretário Adjunto do órgão, Hermógenes Rabelo.

 

De acordo com levantamento de agentes da Defesa Civil Estadual, que realizaram fiscalização técnica na região na semana passada, pelo menos oito comunidades (Costa do Aruanã, Paraná do Manaquiri, Barroso, Costa do Barroso, Ilha do Barroso, Jaraqui, Poção e Igarapé Açu) estão sendo afetadas com a morte dos peixes.

 

Apesar do impacto, segundo a análise do Centro de Monitoramento do órgão, o desastre é de curta duração, já que o rio Solimões está em processo de transição entre a vazante e a enchente, garantindo assim o retorno da normalidade social.