Amazonas apoia Roraima que tem 15 municípios em Emergência por conta da estiagem e queimadas

Com experiência em desastres naturais, agentes da Defesa Civil do Amazonas estão em Roraima, para realizar o acompanhamento técnico dos agentes de Defesa Civil do Estado vizinho, que está com 13 municípios em Situação de Emergência por conta da estiagem e dois por incêndios florestais.

“Temos pessoal qualificado para orientações técnicas em reconhecimento de decretos federais e transferência de recursos. Medidas que podem agilizar o socorro às famílias”, enfatizou o Secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel F.Junior.

A estiagem que afeta Roraima foi intensificada pela escassez de chuvas, o aumento dos focos de calor e as queimadas. Mais de 81 mil pessoas já foram afetadas. Segundo dados da Defesa Civil de Roraima, o Estado contabiliza  também prejuízos com a produção rural e morte de animais.

Informações obtidas pelo Centro de Monitoramento Climatológico da Defesa Civil do Amazonas indicam que as precipitações continuarão significativamente abaixo do normal climatológico em toda a região de Roraima. Os técnicos dos dois Estados já estudam a possibilidade de convocar a Força Nacional, para o reforço no combate aos incêndios florestais.

Em 2011 e 2015, o Amazonas também apoiou o Estado vizinho devido às alterações ocasionadas por desastres naturais.