Ajuda humanitária da Defesa Civil atende comunidades indígenas de municípios em Emergência no Alto Rio Negro

Técnicos da Defesa Civil do Amazonas deram inicio hoje, 15, a distribuição de ajuda humanitária em São Gabriel da Cachoeira, às famílias de índios e não índios, afetadas pela estiagem no município, localizado na região Alto Rio Negro. A ação ocorre simultaneamente no município de Barcelos.

 

“Nós já comunicamos a Funai da nossa ação e estamos neste momento atendendo a todos que foram previamente cadastrados e que estão em área de desastre, incluindo índios e não índios, ressaltou o Secretário Executivo da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Junior.

 

Para São Gabriel da Cachoeira, que tem 3.146 famílias afetadas, foram destinadas 20 toneladas cestas básicas, além de água potável, caixas d´àgua de 500 ml, mangueiras, hipoclorito de sódio, kit´s de medicamentos, mosquiteiros e redes. Para Barcelos foram mais 20 toneladas de alimentos e os demais itens de socorro.

 

Alguns indígenas que foram beneficiados estão em abrigos localizados na sede de São Gabriel e são das etnias Baniwa, Wanano, Tucano e Dessana.

 

A indígena Carolina, 43, da etnia Wanano do rio Alto Walpes, afirmou que devido à estiagem, os peixes ficaram escassos na região. “Com essa ajuda vou poder voltar para a minha comunidade, por que lá tá muito difícil conseguir alimento”, disse.

 

Os próximos a serem atendidos pelo órgão serão 600 famílias, de 20 comunidades indígenas que vivem às margens do Alto Rio Negro.

 

Balanço 2016

Situação de Emergência/ estiagem

1-Presidente Figueiredo- calha do Negro – status: atendido

2-Santa Isabel do Rio Negro- calha do alto rio Negro– status: em atendimento

3-São Gabriel da Cachoeira- calha do alto rio Negro– status: em atendimento

4- Barcelos- calha do alto rio Negro– status: em atendimento

 

Situação de Emergência/ queimadas

1- Barcelos- calha do alto rio Negro- status: controlado

 

Total de Famílias Afetadas: 9.883

Total de Pessoas Afetadas: 49.413