Defesa Civil AM instala Centro de Monitoramento e Alerta no CICC e fomenta informações voltadas para prevenção de desastres durante as Olimpíadas

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, instalou hoje, 30, um Centro de Monitoramento e Alerta (CEMOA), nas dependências do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC). A cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas-SSP-AM, tem o objetivo é tornar as informações mais precisas, rápidas e acessíveis à população e a todo sistema Estadual, utilizando o aparato tecnológico do local e fomentando também, dados para a prevenção de desastres durante as Olimpíadas.

“Vamos aproveitar a estrutura já montada pelo Governo do Estado para as operações de segurança e integrar o nosso serviço a esse sistema, possibilitando a tomada de decisões mais precisas durante os períodos emergenciais, que envolvem clima, meio ambiente e hidrologia”, enfatizou o secretário da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Junior.

No CEMOA serão produzidas informações como o monitoramento meteorológico e hidrológico, utilizando como base de dados o Serviço Geológico do Brasil- CPRM e o Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia- (SIPAM). O centro também fará a previsão de eventos extremos, com a emissão de alertas meteorológicos para todos os órgãos envolvidos com o sistema de segurança, que atuarão em suas respectivas áreas mediante o informativo.

“Esse serviço será fundamental nas ações preventivas desenvolvidas pelo sistema de segurança do Estado, no período das Olimpíadas em Manaus”, garantiu o secretário.

Entre as demais funções do CEMOA, haverá ainda o monitoramento de queimadas e do comportamento dos rios, em relação à enchente e a vazante.

Tecnologia– Para realizar as ações, o órgão vai contar com a estrutura do CICC. A sala de operações é dotada de uma parede de vídeo (videowall) com 11 metros de largura, composto por 36 telões, que emitem imagens externas da capital e ainda projeções das cidades do interior do Estado.

De ordem direta, a Defesa Civil do Estado vai poder avaliar com mais precisão o nível de chuva em uma área da cidade, como a Ponte Rio Negro, o que determinaria o fechamento ou não da via, em caso de risco, quando os ventos ultrapassam os 50 quilômetros por hora.

Outra aplicação prática será na avaliação dos municípios do Estado, quanto ao volume de água das enchentes. Por meio dos telões, o órgão poderá qualificar e quantificar o nível de desastre e tomar decisões rápidas de resposta emergencial a população.

Multiagências- Coordenado pela Defesa Civil do Estado, o CEMOA vai integrar informações e fomentar dados de instituições, que possam servir de medidas preventivas. Farão parte da multiagências a Secretaria de Estado de Meio Ambiente- SEMA, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas- IPAAM, o Sistema de Proteção da Amazônia- SIPAM, o Serviço Geológico do Brasil-CPRM, o Instituto Nacional de Meteorologia- INMET, Secretaria de Segurança Pública- SSP, Polícia Militar do Amazonas- PMAM, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas – CBMAM, Defesa Civil Nacional, Defesa Civil de Manaus e a Universidade Estadual do Amazonas- UEA.