Defesa Civil: Governo do Estado leva ação de prevenção de riscos para escolas amazonenses

Ações foram realizadas em alusão à Semana Nacional de Prevenção aos Desastres Naturais

Com o intuito de promover o aprendizado de forma lúdica para redução de desastres naturais no Amazonas, a Defesa Civil do Amazonas realiza o projeto Defesa Civil na Escola, que visa desenvolver noções gerais de Defesa Civil e Percepção de Riscos na intenção de formar agentes multiplicadores, responsáveis pela mudança cultural e comportamental, na divulgação de conteúdo relacionado aos instrumentos ofertados para comunidade escolar pela redução de desastres e valorização da vida humana.

As ações, realizadas em alusão à Semana Nacional de Prevenção aos Desastres Naturais, têm como objetivo estimular boas práticas, junto aos estudantes da rede pública municipal de ensino, com foco na prevenção e preparação para enfrentamento às situações adversas que possam ocorrer na cidade, em especial aos desastres naturais.

“Essa iniciativa é uma ótima oportunidade para incluir espírito comunitário e cidadania na nossa formação, é importante entender como a natureza funciona no Amazonas e como podemos nos prevenir para eventuais desastres”, afirma a estudante Eduarda Gomes, 18 anos.

Além das palestras nas escolas, o projeto inclui a visitação dos estudantes na Coordenadoria Regional e no Centro de Monitoramento e Alerta, setores da Defesa Civil responsáveis por monitorar as variações meteorológicas e hidrológicas, nos 62 municípios do Amazonas.

“É importante levar para a população mais jovem noções de prevenção e resposta, vivemos em um estado de dimensões continentais e natureza cíclica. Precisamos conhecer as intempéries da região amazônica para que possamos preservar a segurança de todos, através do conhecimento compartilhado”, disse a Tenente Fábia Santana, organizadora da ação e assistente social da Defesa Civil do Amazonas.

A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho, do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMBM), localizada no bairro Betânia, recebeu o projeto no dia 13 de outubro. E no dia 21 de outubro, o Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM 1) também recebeu os agentes que compartilharam informações acerca do verão amazônico, queimadas, enchentes e vazantes dos rios. Aproximadamente 1.600 alunos acompanharam a programação, que contou com a exibição de vídeos educativos e interação com os agentes da Defesa Civil.