Defesa Civil do Amazonas participa de workshop sobre segurança de barragens e protocolos de emergência

O evento estabelece parcerias entre setores público e privado

Na manhã desta quarta-feira, (05/07), foi iniciada, na sala de situação da Defesa Civil do Amazonas, a segunda etapa do seminário sobre segurança de barragens e protocolos de emergência da Usina Hidrelétrica de Balbina. A Usina Hidrelétrica de Balbina fica localizada, no rio Uatumã, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

A Defesa Civil desempenha um papel essencial na gestão de situações de emergência e desastres, buscando proteger vidas, minimizar danos e coordenar ações de preparação, mobilização, resposta e recuperação. Nesse contexto, a união existente entre o Plano de Ação Emergencial (PAE) e o Plano de Contingência (Plancon) implica na necessidade de uma integração mais próxima e efetiva entre a iniciativa privada e o setor público.

A iniciativa privada, representada por empresas como a Eletronorte e a Geometrisa, detém recursos valiosos, expertise e capacidade de mobilização que podem ser essenciais durante desastres. Por sua vez, o setor público, através de órgãos de Defesa Civil, possui conhecimento técnico, estrutura organizacional e autoridade para coordenar as ações e mobilizar recursos em situações de crise.

Durante o evento, foram discutidas estratégias de cooperação, canais de comunicação efetivos, definição de responsabilidades e compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, o workshop proporciona uma oportunidade de estabelecer parcerias duradouras entre a iniciativa privada e o setor público. “Essas parcerias vão além do evento em si, pois são fundamentais para a construção de uma cultura de colaboração contínua, fortalecendo a capacidade de preparação e resposta”, concluiu.

FOTOS: Robson Almeida/Defesa Civil-AM