Famílias destacam importância da ajuda humanitária do Governo do Amazonas no período de estiagem

Estado vem realizando a entrega de cestas básicas, kits de higiene, água potável e medicamentos aos municípios afetados pela seca

A ajuda humanitária do Governo do Amazonas com cestas básicas, kits de higiene, água potável e medicamentos está trazendo mais esperança às famílias afetadas pela estiagem no estado. Com as dificuldades logísticas e de produtividade na área rural, o amparo estadual auxilia na alimentação e saúde dos moradores impactados pela seca.

Na quarta-feira (11/10), o governador Wilson Lima fez a entrega de lotes de ajuda humanitária para os municípios de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus); Caapiranga (134 quilômetros da capital) e Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus).

O secretário de Defesa Civil, coronel Máximo, afirma que as entregas estão sendo intensificadas nos municípios, por meio da força-tarefa dos entes federativos.

“Chegamos num estágio em que precisamos unir os três entes federativos: União, Estado e Município. Hoje deixamos mil cestas em Manacapuru e mais mil para o município de Caapiranga, que é o primeiro lote da remessa de ajuda humanitária. E assim vamos prosseguir porque é uma situação de estiagem muito severa, que está atingindo hoje 55 municípios”, afirma o titular da pasta.

Na área rural de Manacapuru, as famílias das comunidades São Francisco de Assis I e II; do Canindé e Cristo Rei foram beneficiadas com a entrega de 200 kits de higiene, fruto de uma doação do Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur) para o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc); de aproximadamente 10 mil copos de água pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), e de kits de alimentos no projeto Merenda em Casa.

O agricultor Hermógenes dos Santos, 67, é morador da comunidade São Francisco de Assis I, e afirmou que o apoio veio no momento certo em razão da baixa produção agrícola nesse período. “Muito importante essa ajuda que o Governo está dando porque estamos precisando, e veio em boa hora nessa fase difícil”.

A agricultora Vânia Mendes, 38, moradora da comunidade Cristo Rei, disse estar agradecida pela ajuda, pois suas plantações de feijão na região estão escassas. “Estávamos muito precisando de uma cesta porque sofremos muito nesse tempo, e estamos muito agradecidos por essa ajuda”.

Merenda em Casa

Durante a entrega na área rural de Manacapuru, o Governo do Estado fez a entrega dos kits alimentares do Merenda Em Casa. “Estamos com a entrega para mais de 4,5 mil estudantes, que nesse momento tiveram as aulas prejudicadas nas comunidades onde a vazante não permite que eles tenham acesso às escolas. Esses alunos também estão recebendo o material didático para o acompanhamento do Aula em Casa nos locais onde as aulas foram afetadas pela vazante”, destacou a secretária de estado de Educação, Kuka Chaves.

A estudante Fabiana da Silva, 17, foi uma das beneficiadas com o kit do Merenda Em Casa. “Sempre precisamos desse tipo de apoio, principalmente neste período de seca, que traz muitas dificuldades. É uma boa ajuda para nós”.

O cronograma de entregas dos kits alimentares do Merenda Em Casa começou a ser cumprido no último dia 02 de outubro. As entregas foram iniciadas nos municípios de Alvarães, Amaturá, Benjamin Constant, Beruri, Careiro da Várzea, Envira, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Aripuanã, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Tefé e Tonantins.