Sispdec da Defesa Civil do Amazonas é selecionado para o Banco de Boas Práticas do MIDR

Preparação e eficiência no enfrentamento de desastres no Amazonas ganham reconhecimento

O Sistema de Proteção e Defesa Civil é uma plataforma integrada e que permite a coleta, análise e compartilhamento de informações relacionadas a desastres naturais e situações de emergência. O Sistema de Proteção e Defesa Civil do Amazonas entra na publicação como boa prática reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção Civil como Estruturação de Órgão de Proteção e Defesa Civil.

Esta é a segunda vez que o Ministério de Integração Desenvolvimento Regional seleciona cases de boas práticas em defesa civil por meio de seleção pública. O primeiro edital foi lançado em 2022 e selecionou 84 iniciativas. Com os novos acréscimos, o banco conta, agora, com 111 exemplos de boas práticas.

“A ideia por trás dessa ação é proporcionar um espaço para o compartilhamento e reconhecimento das iniciativas promovidas pelas defesas civis estaduais e municipais. As boas práticas são reconhecidas por sua criatividade, custo acessível, eficácia e potencial de replicação, representando um avanço significativo na construção de um Brasil mais seguro e resiliente diante de potenciais situações de emergência”, destaca a diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes.

“Estar entre os projetos selecionados é uma forma de reconhecimento de atividades inovadoras nas ações de redução de riscos de desastres, além de servir como referência para outros estados e municípios com a mesma problemática”, avalia a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Mirlene Souza.

A Amazônia, uma das regiões mais biodiversas do planeta, também está sujeita a uma série de desastres naturais, como estiagens, enchentes, deslizamentos de terra e incêndios florestais.A resposta a tais desastres é uma tarefa árdua que requer planejamento, recursos e treinamento eficaz. A Defesa Civil do Amazonas tem se destacado nesse aspecto, demonstrando um compromisso com a segurança e o bem-estar de suas comunidades.

Coronel Máximo, secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, expressou sua gratidão pelo reconhecimento, dizendo: “Nossa equipe trabalha incansavelmente para proteger nossa população e nosso meio ambiente. Este destaque é um incentivo para continuarmos aprimorando nossos esforços e nossa prontidão”, destacou o secretário.

O destaque de boas práticas pode ser acessado através do link: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/boas-praticas/estruturacao-de-orgao-de-protecao-e-defesa-civil