Chefe do Departamento de TI da Defesa Civil é homenageada na Câmara Municipal

A servidora lidera equipe que desenvolveu aplicativos fundamentais para o acompanhamento de ocorrências climáticas

A chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Defesa Civil do Amazonas, Mirlene Souza, foi homenageada durante uma solenidade em alusão ao Dia do Profissional de TI, promovido, nesta quarta-feira (18/10), na Câmara Municipal de Manaus.

A servidora lidera a equipe que desenvolveu ferramentas fundamentais para o trabalho de prevenção e alerta de desastres, como a estiagem severa, a qual o estado vivencia atualmente.

Entre os aplicativos está Cota Rio, cujo objetivo é auxiliar no monitoramento da profundidade dos rios amazônicos. O cidadão pode acompanhar continuamente os níveis do rio por meio do aplicativo, que opera, inclusive, no modo off-line, mesmo em locais sem acesso à internet. O aplicativo possui a capacidade de coletar dados de cotas através de equipamentos específicos instalados em barcos.

O Sistema de Proteção e Defesa Civil (Sispdec) e o Aplicativo Agente são outras ferramentas desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação da Defesa Civil. O sistema fornece informações em tempo real da condição climática e alertas de enchente, deslizamentos de terra, incêndios florestais e outras ocorrências. Já o Aplicativo Agente é destinado as equipes da Defesa Civil.

“A tecnologia da informação é fundamental para que a Defesa Civil para estar a frente com uso das ferramentas mais atualizadas. Isso é importante para a resposta, não somente da Defesa Civil estadual, mas também porque enviamos informações para as defesas nos municípios”, destacou Mirlene.