Operação Estiagem: Em Tefé, Governo do Amazonas beneficia agricultores
Famílias receberam apoio dos programas PAF e PAA
Para minimizar os efeitos da estiagem, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entregaram na quinta-feira (19/10), no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) produtos de um total de 12 agricultores do município cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e apoio a famílias de produtores rurais, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), via ADS.
Os 12 produtores rurais de Tefé que participam do PAA têm o prazo de até um ano, período de execução do programa, para fazer a entrega de cerca de 58 toneladas de alimentos oferecidos via Termo de Adesão, podendo cada produtor receber até R$ 15 mil, de acordo com a variedade e quantidade de produtos ofertados.
Os produtos adquiridos e distribuídos simultaneamente serão destinados a entidades da rede socioassistencial também cadastradas no programa, atendendo as necessidades da suplementação alimentar das pessoas que se encontram em risco de vulnerabilidade social e/ou em estado de segurança alimentar e nutricional.
Os produtores Hulda Paiva Bastos, da Comunidade Santa Clara; Janderson Ribeiro de Lima, da Comunidade Santa Maria; e Kelry Silva de Castro, da Comunidade Santa Cruz (todos da Ilha do Tarará) entregaram 350 quilos de banana, 650 quilos de macaxeira e 200 quilos de melancia.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, afirmou que o Estado vai priorizar os municípios que estão sendo atingidos pela estiagem, minimizando os impactos causados na produção rural e garantindo a segurança alimentar da população afetada.
“São 1.103 produtores classificados em todo o Amazonas. É uma forma de auxiliar com o escoamento da produção e garantir a segurança alimentar daquela população. O governo do estado do Amazonas, juntamente com o governo federal, está estendendo todo o apoio para que a gente consiga beneficiar os produtores rurais amazonenses”, enfatizou o secretário da pasta.
Ação da ADS
Apoiando produtores rurais e famílias em vulnerabilidade social, a ADS adquiriu uma tonelada de alimentos de 121 famílias das comunidades de Santa Maria, Santa Cruz e Santa Clara, situadas na Ilha do Tarará, região rural de Tefé. Os produtos foram entregues para 90 famílias das comunidades Boará de Cima, Boará do Meio, Boarazinho e Aldeia Vasquez, também na Ilha do Tarará. Ao todo, o programa beneficiou 211 famílias.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAF), consiste na compra e no fornecimento de alimentos produzidos por famílias rurais que estejam em situação de vulnerabilidade social.
“O PAF chegou para alcançar os produtores que estavam com dificuldades no escoamento de seus produtos, através da parte comercial, a ADS conseguiu comprar grande parte da produção e doar para as famílias que estão em estado de vulnerabilidade na região, então o governo através da ADS conseguiu subsidiar recurso para poder fazer aquisição desses produtos”, explicou o coordenador do Paf, Paulo Faria.