Defesa Civil do Estado recebe visita de comitiva do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

O encontro fortaleceu o entendimento das operações e planos de proteção entre os órgãos

A Defesa Civil do Estado do Amazonas recebeu, na tarde de terça-feira (23/07), a visita de uma comitiva composta por representantes do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A visita teve como foco principal conhecer as instalações, a estrutura e os processos implementados pelo órgão, bem como discutir estratégias e ações para a proteção e defesa civil no estado.

O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do Estado, localizada na avenida Urucará, 183, bairro Cachoeirinha. Estiveram presentes o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Máximo, o procurador-geral de Contas, João Barroso de Sousa, e o procurador de Contas de Meio Ambiente, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, além de outros membros das instituições envolvidas.

Durante a visita, a comitiva do MP-AM e do TCE-AM conheceu de perto as instalações da Defesa Civil e os equipamentos utilizados nas operações de monitoramento e resposta a desastres. O coronel Máximo apresentou um panorama das ações desenvolvidas pela instituição, destacando os programas de capacitação de agentes, aplicativos e plataformas de proteção e defesa civil, as campanhas de conscientização sobre os riscos das queimadas, estiagem e as estratégias de monitoramento ambiental.

“Este é um momento importante para fortalecer nossa colaboração com o Ministério Público e o Tribunal de Contas, instituições essenciais na fiscalização e na promoção de políticas públicas eficientes. Nosso objetivo é somar esforços para garantir a segurança da população amazonense, especialmente no período de estiagem, que traz consigo uma série de desafios ambientais e de saúde pública”, ressaltou o secretário.

O procurador de Contas de Meio Ambiente, Ruy Marcelo, enfatizou a importância da integração entre os órgãos para a efetividade das ações preventivas e punitivas. “A cooperação entre o MP-AM e a Defesa Civil é fundamental para a criação de mecanismos que possam minimizar os impactos das queimadas, protegendo o meio ambiente e a saúde da população. Estamos comprometidos em apoiar e fiscalizar as ações necessárias para enfrentar esse problema em nosso estado”, afirmou.

O procurador-geral de Contas, João Barroso de Sousa, também destacou a relevância da visita e a necessidade de um trabalho coordenado. “O Tribunal de Contas tem um papel crucial na fiscalização da aplicação de recursos públicos e na garantia de que esses recursos sejam utilizados de forma eficiente. A visita à Defesa Civil nos permite entender melhor as demandas e desafios enfrentados, e, assim, podemos contribuir de maneira mais eficaz para a melhoria das ações de prevenção e resposta a desastres”, disse o procurador-geral.