Defesa Civil do Estado do Amazonas com o Apoio Comando Militar da Amazônia estiveram equipe técnica para avaliar as condições de isolamento do município de Apuí.

O Governo do Estado do Amazonas por meio da Defesa Civil Am – Subcomadec, Comando Militar da Amazônia e corpo de bombeiros do Amazonas, enviaram equipe técnica para avaliar a situação de isolamento do município de Apuí. O município estava sujeito ao desabastecimento, principalmente de gêneros alimentícios e combustíveis. Técnicos avaliaram situação de alerta ao município, pois na ultima semana, as chuvas intensas que atingiram a região, deram uma trégua, o índice de chuvas diminui, a água baixou, e as vias de acesso estão se normalizado. Engenheiros do Exercito brasileiro deram apoio para Defesa Civil na ação e fizeram um levantamento das condições da área e afirmam que o rio baixou, o fluxo de veículos que transitam na região esta voltando ao normal, mas nada garante a estabilidade do volume de água dos rios, pois dados do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) indicam que até o final do mês de março, chuvas intensas vão continuar na região sul do Amazonas, consequentemente o município de Apuí pode ser afetado novamente com as delimitações de acesso no trecho da Transamazônica.

Segundo o coordenador de adaptações e mudanças climáticas Hermógenes Rabelo, Governo do Estado do Amazonas, por meio da Defesa Civil, encontra-se preparado para atender as necessidades da população afetada no município de Apuí. “Estamos monitorando a situação hidrometeorológica daquela área, mobilizados para atender essas situações adversas, pois o município já havia decretado Situação de Emergência e solicitou do Estado um o acompanhamento mais efetivo. O município foi bem afetado, houve suspensão de aulas, escoamento da produção rural que é bastante ativo foi prejudicado, principalmente na parte de bovinocultura, produção leiteira e produção de queijo, o município foi bem afetado e desde 1978 não ocorria naquela área, uma enchente como esta. Estamos em contato direto com a prefeitura de Apuí, acompanhando toda essa situação com o apoio do Exercito brasileiro e caso seja necessário nos faremos toda a mobilização para atuar em atendimento a população de Apuí, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas está atuando o tempo todo”.