Plano de Ação Emergencial de limpeza em áreas diretamente afetadas pela enchente do Rio Negro na cidade de Manaus é lançado pelo Governo Estado, por meio da Defesa Civil

O Governo do Estado, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec, lançou nesta terça-feira, 22, o Plano de Ação Emergencial de limpeza em áreas diretamente afetadas pela enchente do Rio Negro na cidade de Manaus. “Por determinação do Governador Omar Aziz, vamos atuar em três frentes de limpeza. Nas bacias do Educandos, do 40 e na bacia do São Raimundo, áreas mais afetadas pela enchente em Manaus”, explicou Roberto Rocha, Secretário do Subcomadec.

 

Os bairros que serão atendidos são: Matinha, Aparecida, São Jorge, São Geraldo, Presidente Vargas, Glória, Céu, Educandos, Betânia e Raiz.

 

A ação, que conta com a atuação direta de 500 agentes de limpeza, da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (RMM), três balas, três escavadeiras, 20 caçambas de 16 m3, três pás mecânicas e equipamentos de proteção individual (EPI), estima retirar dos igarapés até 140 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

 

 

Careiro da Várzea

 

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, vai enviar a partir desta semana, quatro balsas, para abrigar as famílias mais afetadas pela enchente no município de Careiro da Várzea, um dos três em Estado de Calamidade Pública. Nessas balsas será montada uma estrutura de moradia, que inclui barracas, banheiros químicos, fornecimento de água, alimentação e kit´s dormitório.

 

Atualmente 18 famílias já foram realocadas provisoriamente para a Escola Municipal Balbina Mestrinho, no próprio município. Nesta unidade escolar, que também já sofre os impactos da enchente, serão construídas marombas (assoalho suspenso), para que as barracas da Defesa Civil sejam instaladas no local.

 

Outras nove barracas foram instaladas na orla da cidade. Com capacidade para até 20 famílias.

 

No ginásio Municipal José Francisco Batista, marombas também serão construídas para possibilitar a instalação de novas estruturas de moradia.

 

Balanço

 

No balanço da Defesa Civil do Estado 50 municípios estão em Situação de Emergência. Itapiranga foi o último a fazer parte da listagem oficial. E mais três municípios, Careiro da Várzea, Barreirinha e Anamã, estão em Estado de Calamidade Pública.

 

Deste total, 36 já foram atendidos com mais de 130 toneladas de ajuda humanitária (cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza, kits de medicamentos, kits dormitório, kits de medicamentos, filtros microbiológicos, hipoclorito de sódio) e 24 com o Cartão Amazonas Solidário, no valor de R$400 para cada família afetada, totalizando  mais 33 mil famílias beneficiadas com o auxílio financeiro do Governo do Estado.

 

Os demais municípios serão atendidos conforme cronograma da Defesa Civil Am.