Baixa umidade do ar normal para o período, informa Defesa Civil Am

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, informa que, por meio do Centro de Monitoramento Ambiental do órgão, está em constante análise de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quanto aos percentuais da umidade relativa do ar em Manaus e demais municípios do Amazonas.

A Defesa Civil do Estado constatou que os índices apresentados em Manaus estão dentro da normalidade para o período, com média diária de 60 % de umidade do ar. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que os valores ideais encontram-se na faixa de 40% a 70%. O índice registrado hoje, 07, pela manhã, foi de 88% na capital Amazonense.

O órgão informa ainda à população que não há motivo para pânico, suspensão de aulas ou qualquer proibição de circulação de pessoas por conta do evento climático, já que no Amazonas é característico neste período picos de baixa e alta umidade do ar ao longo do dia, havendo esta variação em função da oscilação da temperatura.

A situação, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas é pontual e se houver evolução, é de responsabilidade das Defesas Civis Municipais adotarem as primeiras medidas de orientação à população quanto aos cuidados com a saúde e procedimentos no dia a dia.

O Subcomadec enfatiza, que apenas a Defesa Civil tem a prerrogativa de determinar se um evento desta natureza pode se caracterizar como um desastre natural, que venha afetar a normalidade e o cotidiano da população.