Amazonas será contemplado com 8 mil unidades habitacionais no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais

Moradores de áreas de risco do interior do Amazonas serão contemplados com a construção de 8 mil unidades habitacionais por meio do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. O novo programa do Governo Federal foi lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, 8 de agosto, em Brasília, e contou com a presença do vice-governador do Amazonas, José Melo, que representou o governador Omar Aziz na cerimônia.

Para atender as demandas das regiões afetadas por problemas como cheia, seca e deslizamentos de terra, o Governo Federal está disponibilizando R$ 15 bilhões aos Estados. O vice-governador informou que o Amazonas já deu entrada no Ministério das Cidades para a liberação do recurso para o inicio da construção das casas, o que está previsto para ocorrer em 30 dias.

“A iniciativa será benéfica para os habitantes da região amazônica que sofrem anualmente com a cheia e a seca. Esses recursos vão servir para a recomposição do que foi destruído. No Amazonas, tivemos problemas com desbarrancamento, estradas e vicinais. Além das moradias daqueles em vivem em áreas de risco”, comentou José Melo.

O vice-governador destacou ainda que esta atitude do Governo Federal demonstra que o Brasil está avançando e se modernizando em vários segmentos. “Estamos entrando para um grupo seleto de países que proporcionam respostas rápidas à população e evitam transtornos a rotina das pessoas”.

Monitoramento constante – As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos (prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres) e prevê o mapeamento das áreas de risco e a estruturação de um sistema de monitoramento, alerta e resposta a desastres naturais. A intenção é proteger vidas, garantir a segurança das pessoas, minimizar os danos decorrentes de desastres e preservar o meio ambiente.

Durante o lançamento do programa, a presidente Dilma Rousseff disse que os investimentos que serão realizados pelo Governo Federal serão uma oportunidade para que o País possa desenvolver tecnologia. De acordo com Dilma, esta iniciativa implica em uma grande mobilização dos entes federados, além de soma de esforços das Forças Armadas e da participação solidária da sociedade.

Depois de anunciar o programa, a presidente inaugurou as novas instalações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Elas estão localizadas no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, em Brasília (DF). Dessa unidade são emitidas as informações que permitem o planejamento de ações preventivas. A Defesa Civil do Estado do Amazonas é um dos órgãos que compõe o centro.