Gestores de Defesa Civil de todo o país discutem as diretrizes e novas tecnologias para a prevenção e socorro durante desastres naturais

O Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil- CONGEPDEC, presidido pelo Secretário Executivo da Defesa Civil do Amazonas, Roberto Rocha, realiza no próximo dia 17 de agosto, a II Reunião Deliberativa do CONGEPDEC. O evento será no auditório do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Entre os temas que serão debatidos por gestores de todo país, as novas tecnologias para enchentes e vazantes; as dificuldades enfrentadas por Gestores Estaduais de Defesa Civil; a atuação do Grupo de Apoio a Desastres (GADE); o antiprojeto de lei que sugere alterações na legislação da Defesa Civil, além de projetos pedagógicos voltados para a área.

Eleição

O Secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas-Subcomadec, Roberto Rocha Guimarães da Silva, foi eleito, em reunião no Rio de Janeiro, no dia 05 de junho de 2012, o novo Presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil- CONGEPDEC.

O titular da Defesa Civil do Amazonas já ocupava a vice-diretoria e agora é o primeiro na listagem nacional. “Fazer parte da organização que representa todos os estados do Brasil significa ter mais força junto às ações de Defesa Civil que podem ser implementadas em âmbito nacional e até internacional”, afirmou Rocha.

CONGEPDEC

O Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil- CONGEPDEC, tem como foco principal o acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Defesa Civil- SINDEC.

O CONGEPDEC busca também promover estudos nas áreas de prevenção, preparação, resposta e reconstrução e ainda, manter o intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, para o aprimoramento técnico e científico dos membros da organização.