Defesa Civil Am monta plano de ação para desastre epidemiológio que afetou indígenas do Alto Solimões

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, informa que, referente à situação dos indígenas acometidos por diarreia aguda em Atalaia do Norte, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Defesa Civil e Coordenadoria de Defesa Civil da Região do Alto Solimões, já está em acompanhamento de proteção civil e de saúde com todos os índios que ainda permanecem no município (em torno de 150) e com aqueles que já estão retornando as aldeias.

 

A Defesa Civil já realizou a purificação da água nas embarcações dos indígenas por meio de filtros microbiológicos, construiu banheiros e está distribuindo caixas d’água, filtros, hipoclorito de sódio e medicamentos para postos e bases da Fundação Nacional do Índio- FUNAI. Uma embarcação também foi disponibilizada pelo órgão, para que médicos pudessem prestar atendimento.

 

Os indígenas do Vale do rio Javari se deslocaram a Atalaia do Norte para o pleito do primeiro turno e se instalaram em embarcações próprias no porto do município. Neste período foram infectados por vírus e bactérias que ocasionaram a diarreia aguda.