Voluntários de Santa Isabel do Rio Negro recebem treinamento para atuar em desastres e situações de emergência

Pelo menos 50 voluntários e agentes da Defesa Civil de Santa Isabel do Rio Negro estão participando do curso de “Preparação para Emergência”, que iniciou nesta segunda-feira (30/10).  A ação, que é uma parceria entre a Defesa Civil do Amazonas e o município, e visa preparar a cidade para as mais variadas situações de emergência.

“O objetivo desse curso é capacitar voluntários e aperfeiçoar as habilidades dos profissionais que já atuam na área, visando entre outros pontos, uma resposta rápida e um melhor atendimento à população durante situações adversas. Além disso, a proposta atende a lei 12.608,  que trata da Política Nacional de Defesa Civil no que se refere às ações de prevenção a desastres”, ressaltou o secretário executivo da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Júnior.

O curso tem duração de 40 horas e será ministrado durante cinco dias. Os servidores da Defesa Civil de Santa Isabel e os voluntários serão instruídos de forma teórica e prática sobre ações de Combate a Incêndios, Salvamentos Terrestre e Aquático, Noções de Primeiros Socorros, Ações de Defesa Civil, Preparação para Desastres Naturais, entre outros.

Simulado – Ao final do curso, os alunos deverão participar de um simulado de acidente de trânsito, envolvendo múltiplas vítimas, para treinar a parte de Primeiros Socorros. Outro exercício, será o de combate a incêndio em veículo, para testar as habilidades teóricas dos alunos. O treinamento será encerrado na próxima sexta-feira (03/11).WhatsApp Image 2017-10-30 at 15.23.46