A Defesa Civil do Amazonas recebeu no dia 04/04, em Humaitá, uma estação de tratamento de água movél para atender à população no municicípio de Humaitá. O produto da empresa H2Life foi apresentada ao Exército e encontra-se em fase de adaptação para avaliar o ambiente, a logística, a energia de operacionalização, a mobilidade do equipamento e demais fatores que visam atender as demandas das tropas de fronteira da 12º Região Militar.
Por ser compacto, automático e de fácil transporte, o Super H2Life pode ser levado e instalado em todo lugar. Com ele, além de funcionar plugado a uma rede de energia convencional, também opera com um pequeno gerador, tem autonomia ideal para as condições existentes no campo, onde nem sempre há energia acessível.
O sistema trata, filtra e desinfeta todo tipo de água, tornando potável até mesmo as que se encontram nas piores condições de contaminação. Assim, águas de rios, córregos, lagoas e poços artesianos podem ser purificadas por ele, atendendo as necessidades, por exemplo, de produtores de frutas, verduras e legumes que necessitam de irrigação com água livre de contaminantes.
A estação fica disponível para a população de Humaitá e para a 12º Região Militar por três meses a fim de atender as necessidades da população afetada pela cheia do rio Madeira, que enfreta dificuldades, inclusive o desabastecimento de água potável. E na oportunidade, visando a segurança da população ribeirinha sob o aspecto de prevenção, o Secretário da Defesa Civil do Estado, Coronel Roberto Rocha, em ação conjunta com a Marinha do Brasil, providenciou a distribuição de 250 coletes salva-vidas, uma vez que os moradores ainda estão em alerta com a cheia.
Super H2 Life
O Sistema Super H2 Life 3000 é instalado em pequenos contêineres termo acústico içáveis de tamanho reduzido que ocupam 11 m3 de peso aproximado de 1.000kg, e é capaz de transformar 3.000 Litros de água poluída em água tratada /hora ou 72.000 litros / dia. Equipamento com baixo nível de ruído, com processo isento de produtos químicos no tratamento da água, conservando os sais minerais, mantendo o mesmo PH da água e removendo as microbacterias conhecidas pelo ser humano. Não altera as propriedades da água adicionando a oxigenação (aeração) tornando-a tratada ou própria para consumo humano, possibilitando assim a concessionária de água a ser uma simples repositora de águas. O modelo de equipamento tem como alimentação de energia 220 volts ou gerador movido a Biodiesel com 5 horas de autonomia. Sua única manutenção periódica é a de limpeza dos pré-filtros, que dependendo do estado da água a ser tratada, podem ser limpos de 7 à 30 dias, com a troca dos mesmos a cada 120 dias.
Fonte: H2 Life – A revolucionária estação móvel de tratamento de água | Construir Sustentável http://www.construirsustentavel.com.br/agua/915/h2-life—a-revolucionaria-estacao-movel-de-tratamento-de-agua#ixzz2yDQC1NlB