Defesa Civil do Amazonas doa madeira e duas toneladas de medicamentos a municípios afetados pela enchente no Estado

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, fez hoje, 14, a doação de 68 metros cúbicos de madeira e duas toneladas de medicamentos a nove municípios em anormalidade por conta da enchente dos rios. Ao todo 24 cidades do Amazonas compõem a listagem emergencial do órgão.

“O Governo continua dando total apoio aos municípios em Emergência e já estamos preparados para a enchente em Manaus, que deve ficar entre as três maiores dos últimos 10 anos”, enfatizou o Secretário da Defesa Civil AM, coronel Roberto Rocha.

A madeira doada (68 metros cúbicos) é oriunda de apreensões do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e será destinada a construção de pontes nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara, que estão em Alerta de Cheia.

“Essa madeira vai ajudar muito nossa operação na cidade. Já construímos três quilômetros de ponte para dar acesso às famílias às casas” informou o Secretário Executivo da Defesa Civil de Itacoatiara, Bruno Braga.

As duas toneladas de medicamentos (soro, hipoclorito de sódio, anti-inflamatórios e antibióticos) foram enviadas a sete municípios (Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Iça e São Paulo de Olivença na calha do Alto Solimões; Tefé no Médio Solimões e ainda, Maraã, no Japurá).

Balanço Geral

No balanço geral da Defesa Civil do Estado, 24 municípios estão em anormalidade, sendo Boca do Acre, em Estado de Calamidade Pública e os outros 23 em Situação de Emergência. As novas cidades que entraram na lista emergencial do órgão são: Beruri (Purus), Fonte Boa (Médio Solimões) e Maraã, o primeiro município da calha do Japurá a decretar Situação de Emergência por conta da enchente.

Benjamin Constant, na calha do Alto Solimões, em Emergência desde março, está sendo analisado por técnicos do órgão para o decreto de Estado de Calamidade Pública, o que significa uma evolução no cenário da enchente na cidade.

“Já constamos em Benjamin a interrupção total da atividade de comércio,o  início do afetamento do sistema elétrico e a impossibilidade de atracação de barcos de pequeno porte no porto”, informou Roberto Rocha.

Ao todo o Estado enviou 426 toneladas de alimentos não perecíveis às cidades afetadas, além de medicamentos, kit´s de higiene pessoal, kit´s dormitório, água potável e hipoclorito de sódio.

Um repasse financeiro também foi realizado pelo Governo do Amazonas as prefeituras de Boca do Acre, Envira, Itamarati e Eirunepé, no valor total de R$ 1,250 milhão, para ser usado no socorro às vítimas.

Em todo o Amazonas mais de 154 mil pessoas estão afetadas pela enchente.

Balanço Detalhado

Estado de Calamidade Pública

1. Boca do Acre-Purus

Situação de Emergência

1 Itamarati-Juruá

2 Guajará-Juruá

3 Ipixuna-Juruá

4 Eirunepé- Juruá

5 Envira- Juruá

6 Juruá-Juruá

7 Canutama-Purus

8 Tapauá-Purus

9 Carauari-Purus

10 Pauiní-Purus

11 Lábrea-Purus

12 Atalaia do Norte- Alto Solimões

13 Benjamin Constant-Alto Solimões- Em análise para decreto de Estado de Camidade Pública

14 Tabatinga- Alto Solimões

15 Amaturá – Alto Solimões

16 Santo Antônio do Iça- Alto Solimões

17 São Paulo de Olivença- Alto Solimões

18  Tonantins – Alto Solimões

19 Tefé – Médio Solimões

20 Coari- Médio Solimões

21 Beruri- Purus (novo)

22 Maraã- Japurá (novo)

23 Fonte Boa- Médio Solimões (novo)

Situação de Alerta

1 Manacapuru- Baixo Solimões

2 Itacoatiara- Médio Amazonas

3-Uarini- Médio Solimões

4-Alvarães- Médio Solimões

5-Humaitá- Madeira

Pessoas Afetadas- 154.057

Famílias- 30.804

Total de Ajuda Humanitária do Governo- 426 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kit´s dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kit´s de higiene pessoas, medicamentos, filtros de água, hipoclorito de sódio.

Repasse Financeiro do Governo Estadual

Boca do Acre-R$550,000

Envira- R$200,000

Itamarati- R$200,000

Eirunepé- R$300,000

Campanha Governo Solidário- 43 toneladas doadas.

Instituições doadoras: SEAS, Fundo de Promoção Social, Universidade da Terceira Idade, Café do Norte, Susam, Grupo Infantil Vida e Arte (projeto GIVA) em parceria com a Escola Municipal João Alfredo, localizado no Bairro da Paz, Centro Educacional Século, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Uninorte, Adepol e populares.