Governo do Amazonas repassa R$ 2,2 milhões a oito municípios em Emergência no Estado

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado realizou hoje, 02, o repasse financeiro no valor total de R$ 2,2 milhões a oito municípios em Situação de Emergência por conta da enchente. Na ocasião, foram anunciadas mais quatro cidades das calhas do Madeira, Baixo Solimões e Médio Amazonas que tiveram o processo de solicitação de Emergência concluído.

“O Governo do Estado do Amazonas, mesmo diante da crise econômica que assola o país, não mediu esforços para contingenciar recursos para garantir não só a ordem nas cidades, mas o socorro e o auxílio às famílias, uma vez que os municípios não conseguem suprir as perdas”, ressaltou o Secretário da Defesa Civil do Estado, coronel Roberto Rocha.

O repasse deverá ser utilizado, na logística de atendimento às famílias, no que trata de ações de socorro e serviços emergenciais. O apoio financeiro foi dividido entre os oito municípios. Benjamin Constant, Careiro da Várzea e Manacapuru o valor foi de R$ 300 mil cada.

“Estamos sofrendo muito com as consequências da enchente e o Governo do Estado sinalizou essa ajuda que vai nos apoiar muito”, destacou o Prefeito de Manacapuru, Jasiel Nunes de Alencar.

Para Carauari, Juruá, Jutaí e Maraã, o Governo liberou um valor de R$ 200 mil, já para Itacoatiara, o total é de R$ 500 mil.

“Estamos com 32 comunidades afetadas e a situação é crítica.Se não fosse essa ajuda do Governo do Estado, nós não teríamos condições de atender a população”, disse o Vice-Prefeito de Manacapuru, Joselito Barbosa Aristóteles.

Nova remessa de ajuda enviada ao interior

A Defesa Civil do Estado enviou 50 toneladas de ajuda humanitária (cestas básicas, kit’s medicamentos, kit’s dormitórios e hipoclorito de sódio) para os municípios de Coari (Médio Solimões), que desse total receberá 12 toneladas. Tefé na mesma calha será atendido com 24 toneladas, sendo esta, a terceira etapa de ajuda enviada para o município, e ainda, 14 toneladas para Codajás, no Baixo Solimões, que passou a integrar a lista Situação de Emergência no Amazonas.

“Estamos prevendo a vazante e a nossa preocupação é garantir a proteção alimentar nessa segunda fase de desastre”, afirmou o Secretário.

Novos municípios em Emergência

Passam a integrar a lista de Emergência da Defesa Civil do Estado, as cidades de Codajás e Caapiranga no Baixo Solimões, que juntas somam 8.473 mil pessoas afetadas. Borba o primeiro da calha do Madeira em situação emergencial, e que já contabiliza pelo menos 37 comunidades atingidas e Itacoatiara, o primeiro município do Médio Amazonas, a decretar Situação de Emergência.

BALANÇO GERAL ENCHENTE 2015

28 Uarini- Médio Solimões

29 Careiro da várzea- Baixo Solimões

30 Codajás-Baixo Solimões(novo)

31 Caapiranga-Baixo Solimões (novo)

32 Borba-Madeira (novo)

33 Itacoatiara- Médio Amazonas(novo)

Situação de Alerta

1-Alvarães- Médio Solimões

2-Humaitá- Madeira

3-Autazes

4- Urucurituba

5- Parintins

6- Barreirinha

7- Boa vista do Ramos

Pessoas Afetadas- 247.007

Famílias- – 49.405

Total de Ajuda Humanitária do Governo- 506 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kit´s dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kit´s de higiene pessoas, medicamentos, filtros de água, hipoclorito de sódio.

Madeira enviada para o interior- 68 metros cúbicos de madeira doada + 750 kit’s (tábuas, caibros e ripões) adquiridas pelo órgão, foram enviados para os municípios Careiro da Várzea, Anamã, Anori, Manacapuru e Itacoatiara.

Repasse Financeiro do Governo Estadual

Boca do Acre-R$550,000

Envira- R$200,000

Itamarati- R$200,000

Eirunepé- R$300,000

Benjamin Constant- R$300,000 (novo)

Carauari- R$200,000 (novo)

Maraã- R$200,000 (novo)

Careiro da Várzea- R$300,000 (novo)

Manacapuru- R$300,000 (novo)

Juruá- R$200,000 (novo)

Itacoatiara- R$500,000 (novo)

Jutaí- R$200,000 (novo)

Campanha Governo Solidário- 44 toneladas doadas.

Instituições doadoras: SEAS, Fundo de Promoção Social, Universidade da Terceira Idade, Café do Norte, Susam, Grupo Infantil Vida e Arte (projeto GIVA) em parceria com a Escola Municipal João Alfredo, localizado no Bairro da Paz, Centro Educacional Século, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Uninorte, Adepol, Eletrobras Amazonas Energia, Samsung e populares.