Avaliação técnica pós-desastre da Defesa Civil AM constata comprometimento da estrutura urbana de Anamã e órgão vai buscar apoio institucional do MIN

Depois de uma visita técnica de avaliação pós-desastre, realizada ontem, 14, por agentes da Defesa Civil do Amazonas no município de Anamã, o órgão constatou o comprometimento da estrutura urbana da cidade após a enchente deste ano e vai buscar apoio institucional junto ao Ministério da Integração Nacional (MIN), para a reconstrução do município, localizado a 165 quilômetros de Manaus em linha reta.

“Na próxima semana vamos apresentar a Defesa Civil Nacional, que é ligada ao Ministério da Integração, a real situação do município de Anamã, que está totalmente comprometido após o período de enchente e que levou a cidade a decretar Estado de Calamidade Pública mais uma vez este ano”, enfatizou o Secretário Executivo da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Junior.

Anamã, localizada na calha do Baixo Solimões, passou pelo menos três meses com o nível de água elevado e este ano ultrapassou a enchente 2012. Ao todo 1.785 famílias foram afetadas diretamente. Agora a cidade está no período da vazante.

Durante a visita técnica, os agentes observaram danos urbanos em ruas, calçadas, prédios públicos, no sistema de captação de água e poços artesianos. As informações coletadas e o relatório fotográfico vão compor o parecer técnico do órgão que será levado a Brasília.

Atendimento

Anamã já foi atendido com 1.200 kit´s de limpeza, como parte da Operação Vazante da Defesa Civil do Estado, desencadeada no dia 17 de agosto e que está atendendo nesta primeira fase, 16 municípios que saíram da Situação de Emergência.

Durante o período de enchente, o Governo do Estado contemplou Anamã com 80 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kit´s dormitório, kit´s de higiene, medicamentos, água potável e madeira. O Estado também fez o repasse direto para ações de socorro, no valor de R$300 mil.