Baixa Umidade do Ar
Nota/ Baixa Umidade do Ar
O Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec, informa que está em constante monitoramento hidrológico (junto ao Serviço Geológico do Brasil-CPRM, Agência Nacional das Águas-ANA e Defesas Civis da Colombia, Peru, Rondônia e Acre), meteorológico e climático (junto ao Sistema de Proteção da Amazônia-SIPAM), por conta dos registros de baixa umidade do ar nos últimos dias, nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus e sul do Amazonas.
O órgão informa ainda à população que não há motivo para pânico, suspensão de aulas ou qualquer proibição de circulação de pessoas por conta deste evento climático extremo, que induziu a baixa umidade durante este período.
A situação, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas, é pontual e se houver evolução, é de responsabilidade das Defesas Civis Municipais adotarem as primeiras medidas de orientação à população quanto aos cuidados com a saúde e procedimentos no dia a dia.
O Subcomadec enfatiza, que nenhum órgão ou instituição, ainda que ligado à meteorologia, tem competência legal para decretar situações de alerta, atenção, de emergência ou calamidade pública. Apenas a Defesa Civil tem a prerrogativa de determinar se um evento desta natureza pode se caracterizar como um desastre natural, que venha afetar a normalidade e o cotidiano da população.