Brasileiros e Alemães trocam experiências em Congresso sobre segurança não policial na Copa de 2014

  

Durante uma semana, técnicos do Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec,  participaram na Alemanha do Congresso Europeu de Defesa Civil e ainda do workshop “Prevenção de Riscos por Entidades não Policiais, voltados para a copa de 2014. Especialistas alemães discutiram os desafios que os serviços de emergência, Defesa Civil e Corpo de bombeiros vão enfrentar a fim de garantir a segurança da população no mega evento esportivo.

 

Para Roberto Rocha Guimarães da Silva, Secretário de Defesa Civil do Estado do Amazonas e Presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção de Defesa Civil do Brasil “o maior legado que o nosso país leva desta troca de experiências é a grande necessidade de integração entre os Institutos para que se possa alcançar um objetivo comum e atender os protocolos de trabalho, almejando aproveitamento específico para a preparação da Copa de 2014”.

 

Roberto Rocha enfatizou ainda que o foco principal das discussões foi garantir no Brasil níveis elevados de proteção civil, a fim de criar um conjunto de ações preventivas e de socorro, para evitar ou minimizar os desastres naturais e tecnológicos que podem ocorrer no período dos jogos.

 

“Por isso os eventos foram destinados a entidades não policiais, que tratam diretamente com a preservação da segurança moral e social da população, sempre voltado para a permanência e o restabelecimento da normalidade em caso de situações de emergência”, enfatizou o Secretário.

 

Trinta representantes de entidades municipais e estaduais das cidades-sede de Manaus, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo participaram dos eventos e o Amazonas foi com uma delegação formada, além de representantes da Defesa Civil, da Unidade Gestora do Projeto Copa –UGP, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

 

Wokshop

 

O workshop foi realizado na Academia para Gestão de Crise, Planejamento de Contingências e Defesa Civil da Alemanha (AKNZ) e foi organizado pelo Grupo de Trabalho “Aspectos Relevantes para a Defesa Civil em Megaeventos” (AG BAG) do BBK, em conjunto com a Engagement Global e a AGBF. Com uma rede de especialistas o AG BAG compartilhou experiências nos aspectos relevantes para a Defesa Civil antes e depois de megaeventos. Em 2006 a ABFG coordenou todas as medidas preventivas das 12 cidades-sede alemãs. 

 

“Megaeventos como uma Copa do Mundo representam um desafio enorme para serviços de resgate, bombeiros e defesa civil”, afirma Bernd Krupp, diretor da Engagement Global.

 

Também fizeram parte da programação uma visita ao Corpo de Bombeiros, ao Serviço de Resgates de Colônia e ainda a participação da delegação em um jogo de futebol no Estádio de Colônia (RheinEnergieStadion).

 

Miguel Capobiango, Coordenador da UGP-COPA da cidade-sede Manaus, atesta: “Este evento abre uma nova pauta de discussões em nosso projeto de organização nas cidades-sede, e especialmente em Manaus. Foram-nos apresentadas as rotinas e os protocolos no ambiente de planejamento com enfoque na prevenção, ações de redução de riscos, atendimentos primários, descontaminação, medidas de prevenção QBRN, equipamentos de sensoriamento e uma gama de ações que envolvem não só a defesa civil e os bombeiros, mas também médicos, sanitaristas, hospitais e até voluntários”.