Coari passa a integrar a lista de Emergência da Defesa Civil do Amazonas e será atendido com ajuda humanitária

O município de Coari, na calha do Médio Solimões entrou hoje, 08, na listagem emergencial da Defesa Civil do Estado por conta da enchente. Nos últimos dois dias técnicos do órgão estiveram no local para atestar a anormalidade e avaliar os danos.  A cidade será incluída no cronograma de ajuda humanitária do Governo.

Em Coari, são 4.350 famílias afetadas. Dez estão em abrigos municipais. O nível do rio está em 17 m. A máxima registrada em 2012 foi de 17,65m.

“Assim como os demais municípios em anormalidade, que já foram atendidos pelo Governo do Estado com o suporte alimentar e outros itens essenciais, Coari entra agora no cronograma de apoio do órgão”, garantiu o Roberto Rocha, Secretário da Defesa Civil AM.

São ao todo 21 municípios em anormalidade por conta da cheia das calhas do Juruá, Purus e Solimões. Desses, 20 em Situação de Emergência e um em Estado de Calamidade Pública (Boca do Acre). O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil já destinou as cidades 374 toneladas de alimentos não perecíveis, para garantir a proteção alimentar dos ribeirinhos, que nesta época ficam com a produção agrícola comprometida.

Balanço Geral da Enchente 2015

4-Alvarães- Médio Solimões

Pessoas Afetadas- 145.450

Famílias- 29.083

Total de Ajuda Humanitária do Governo- 374 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kit´s dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kit´s de higiene pessoas, medicamentos, filtros de água, hipoclorito de sódio.

Repasse Financeiro do Governo Estadual

Boca do Acre-R$550,000

Envira- R$200,000

Itamarati- R$200,000

Eirunepé- R$300,000

Campanha Governo Solidário- 43 toneladas doadas.

Instituições doadoras: SEAS, Fundo de Promoção Social, Universidade da Terceira Idade, Café do Norte, Susam, Grupo Infantil Vida e Arte (projeto GIVA) em parceria com a Escola Municipal João Alfredo, localizado no Bairro da Paz, Centro Educacional Século, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Uninorte e populares.