Como parte da Semana Nacional de Redução de Desastres, Defesa Civil AM e o mascote “Chico Prevenido” vão as escolas ensinar crianças como agir em situações de risco
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, deu início nesta segunda-feira, 05, na Escola Estadual Estelita Tapajós, no bairro Educandos, às atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres, com o tema “Educar para Prevenir”. A proposta, que foi lançada como um projeto piloto para 2016, é instruir os estudantes sobre temas que estão diretamente ligados ao dia a dia da população do Estado, como as enchentes, alagações bruscas e as queimadas.
“Nós queremos incutir nas crianças a cultura da percepção de risco, já que em situações de desastres naturais são as mais afetadas. Alcançando os alunos, eles se tonam vetores da informação”, garantiu o Secretário do órgão, coronel Fernando Pires Junior.
Até o dia nove de outubro, técnicos do órgão irão realizar palestras educativas em dez escolas de áreas estratégicas da capital e que apresentam vulnerabilidade, como os bairros de Educandos, São Raimundo e Bariri, e ainda municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM). E nessa instrução os agentes estão contanto com uma ajuda especial: a do “Chico Prevenido”, o mascote da Defesa Civil AM, que de maneira lúdica, interagiu com os alunos e distribuiu cartilhas e lanche.
Para a diretora da Escola Estadual Estelita Tapajós, Patrícia Navarro, a atividade vai surtir efeito positivo.
“Essas instruções são muito importantes porque muitos deles vivem em áreas de risco e agora vão saber como proceder em situações de emergência e ainda vão levar as informações aos pais”, disse a gestora.
A meta da semana é alcançar mil alunos do ensino fundamental e tornar esses estudantes multiplicadores da prevenção.
“Eu gostei muito porque agora eu sei que se eu jogar lixo nos igarapés vai entupir e quando vier à enchente a água vai subir e alagar as casas. Então não pode fazer isso”, enfatizou a estudante Kamile Brandão, de 12 anos.
A Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída pela Presidência da República em 2015 e é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, apostando na conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.