Como parte do Plano de Prevenção a Desastres, Defesa Civil AM promove o “Curso de Brigada de Voluntários” em Carauari

Agentes da Defesa Civil do Amazonas iniciam hoje, 14, no município de Carauari, o “Curso de Brigada de Voluntários 2018” que busca preparar os participantes para situações de emergência, atuação em desastres naturais e tecnológicos e a ainda a implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) nas comunidades.

Essa é a quinta cidade que recebe a capacitação da Defesa Civil Estadual este ano. Uma forma de trabalhar a prevenção e preparar as comunidades para situações emergenciais de toda a natureza, promovendo a percepção de risco, evitando ou reduzindo o impacto de possíveis desastres”, enfatizou o secretário do órgão, Fernando Pires Junior.

Os instrutores vão qualificar 50 voluntários, baseados na Lei n°. 12.608, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.  Esta área abrange a implantação dos NUDECs, manuseio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres- S2ID, entre outros temas Além disso, vão atuar com os participantes em técnicas de navegação, salvamentos terrestre e aquático, combate a incêndio e noções de primeiros socorros.

No último dia de treinamento (19), haverá um “Simulado de Preparação de Desastres”, onde os voluntários vão aplicar as técnicas aprendidas nas aulas teóricas.