Defesa Civil AM atesta a Situação de Emergência no Careiro, Japurá e Maués por conta da enchente

A Defesa Civil do Estado atestou hoje, 16, a Situação de Emergência em três novos municípios: Japurá, Careiro e Maués. As cidades, que juntas somam 15.024 pessoas afetadas, farão parte do cronograma de atendimento humanitário do órgão.

No balanço geral, 48 municípios estão em anormalidade. Sendo 47 em Situação de Emergência e um que é Boca do Acre, em Estado de Calamidade Pública, mas que apresenta descida gradativa do nível do Rio Purus.

“A Defesa Civil do Estado montou desde fevereiro, uma força tarefa para atender os municípios afetados pela enchente e o trabalho vai continuar até que as cidades voltem à normalidade” , enfatizou o Secretário Adjunto da Defesa Civil do Amazonas, Hermógenes Rabelo.

Nova ajuda humanitária

A Defesa Civil vai enviar hoje mais 20 toneladas de alimentos não perecíveis para o município de Iranduba, no Baixo Solimões e ainda medicamentos e hipoclorito de sódio para a purificação da água. Boa Vista do Ramos, no Baixo Amazonas, vai receber 12 toneladas e os mesmos itens de proteção à saúde.

No total, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil AM, já distribuiu 556 toneladas de alimentos não perecíveis as famílias afetadas pela enchente em todo o Amazonas. Outros produtos como colchões, redes, cobertores, mosquiteiros, produtos de higiene pessoal, medicamentos, hipoclorito de sódio, água potável, filtros de água e mais de 850 kit´s de madeira para a construção de pontes e marombas, também foram disponibilizados a população afetada.

O Estado repassou ainda em recursos financeiros a 12 prefeituras o montante de R$ 3,4 milhões.
Balanço Geral da Enchente 2015

44-Autazes- Médio Amazonas
45-Japurá-Japurá (novo)
46-Careiro-Baixo Solimões (novo)
47- Maués-Baixo Amazonas (novo)

Situação de Alerta
1-Nova Olinda do Norte-Madeira
2-Itapiranga- Médio Amazonas
3-São Sebastião do Uatumã- Baixo Amazonas
4- Nhamundá- Baixo Amazonas

Pessoas Afetadas- 460.191
Famílias- 92.024

Total de Ajuda Humanitária do Governo-
556 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kit´s dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kit´s de higiene pessoas, medicamentos, filtros de água, hipoclorito de sódio.

Madeira enviada para o interior
150 metros cúbicos de madeira doada + 850 kit’s (tábuas, caibros e ripões) adquiridas pelo órgão, foram enviados para os municípios Careiro da Várzea, Anamã, Anori, Manacapuru, Iranduba e Itacoatiara.

Repasse Financeiro do Governo Estadual
Boca do Acre-R$550,000
Envira- R$200,000
Itamarati- R$200,000
Eirunepé- R$300,000
Benjamin Constant- R$300,000
Carauari- R$200,000
Maraã- R$200,000
Careiro da Várzea- R$300,000
Manacapuru- R$300,000
Juruá- R$200,000
Itacoatiara- R$500,000
Jutaí- R$200,000

Campanha Governo Solidário- 44 toneladas doadas.

Instituições doadoras: SEAS, Fundo de Promoção Social, Universidade da Terceira Idade, Café do Norte, Susam, Grupo Infantil Vida e Arte (projeto GIVA) em parceria com a Escola Municipal João Alfredo, localizado no Bairro da Paz, Centro Educacional Século, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Uninorte, Adepol, Eletrobras Amazonas Energia, Samsung e populares.