Defesa Civil AM distribui ajuda humanitária aos afetados pela estiagem em Presidente Figueiredo
A Defesa Civil do Estado está em andamento com a distribuição de ajuda humanitária para as famílias afetadas pela estiagem no município de Presidente Figueiredo, localizado na calha do Rio Negro, e que decretou Situação de Emergência no início deste mês.
Para a cidade, que fica a 117 km de Manaus, foram enviadas 30 toneladas de cestas básicas, 2.500 frascos de hipoclorito de sódio para a purificação da água, 11 caixas d’água para atender as comunidades e ainda mil litros de água potável. Além disso, o município irá receber o aporte financeiro do Estado no valor de R$ 300 mil.
“Esse recurso, liberado pelo Governador José Melo, será empregado em ações de logística de socorro, como a aquisição de combustíveis para embarcações, alugueis de carros-pipa e de barcos para o deslocamento da população conforme a necessidade apresentada”, ressaltou o Secretário Executivo da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Junior.
Mais de dez comunidades de Presidente Figueiredo estão sendo atendidas: Rumo Certo, Novo Rumo, Micade I, Micade II, Taboca, Boa Esperança, Jardim Floresta, Canoas, Terra do Sol, Morena, Maroaga. Ao todo 2.347 famílias estão prejudicadas nessas localidades.
Os próximos municípios que irão receber a ajuda da Defesa Civil do Estado serão: Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos, localizados na calha do Alto Solimões e que também estão em Emergência devido à estiagem.
Além da ajuda humanitária (alimentos, kit’s medicamentos, kit’s dormitórios, água potável, hipoclorito de sódio, moto bombas e caixas d’água) todos serão beneficiados com R$ 300 mil. No total, 9.883 famílias estão afetadas pela estiagem atípica para o período.
Balanço 2016
Situação de Emergência/ estiagem
1-Presidente Figueiredo- calha do Negro
2-Santa Isabel do Rio Negro- calha do alto rio Negro
3-São Gabriel da Cachoeira- calha do alto rio Negro
4- Barcelos- calha do alto rio Negro
Situação de Emergência/ queimadas
1- Barcelos- calha do alto rio Negro
Total de Famílias Afetadas: 9.883
Total de Pessoas Afetadas: 49.413