Defesa Civil Am lança Cal na área alagada da Manaus Moderna

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, realizou nesta segunda-feira, 14, como parte das ações emergenciais do Governo do Estado, na minimização dos impactos da enchente em Manaus, o lançamento de óxido de cálcio, conhecido como Cal, nas áreas alagadas do centro, mais especificamente na Manaus Moderna. “Nós queremos com essa ação diminuir o odor que tanto incomoda os comerciantes e ainda inibir a proliferação de insetos e de doenças de veiculação hídrica”, afirmou Hermógenes Rabelo, Secretário Adjunto do Subcomadec.

 

Eduardo Chagas, 40, que trabalha a cinco anos no ramo de lubrificantes na área da Manaus Moderna, apoiou a ação. “Aqui no centro nós estamos sentindo a resposta rápida do Governo. O lançamento desse produto químico é mais uma ação que vai nos beneficiar”, garantiu o empresário.

 

De acordo com o Rabelo, novas avaliações bioquímicas serão realizadas na água parada. “Essas avaliações vão determinar novos lançamentos de cal na área”, enfatizou.

 A maior parte do produto químico, no total de dez toneladas, foi lançada, em parceria com a empresa Águas do Amazonas, na Rua do Barés, onde a Defesa Civil do Estado não pode, devido à distância do Rio Negro, instalar bombas de propulsão, para fazer o fluxo reverso da água parada, como foi realizado na Rua Barão de São Domingos, uma das vias laterais da feira. Neste local três equipamentos fazem o bombeamento 24 horas das águas represadas e poluídas provenientes do esgoto doméstico e comercial do centro da cidade.

 

As bombas tem a capacidade de fazer o fluxo reverso forçado com a água do Rio Negro, de até 60 km/h, o equivalente a 60 mil litros de água cada uma. Mais três serão instaladas ainda esta semana no local.