Defesa Civil Am monta estrutura preventiva de desastre durante Festival Folclórico de Parintins
Evacuação de ambientes, remoção de pessoas acidentadas em estado grave, atendimento em desastres naturais e tecnológicos são algumas das atuações que a Defesa Civil do Estado está preparada caso haja ocorrências deste porte durante o Festival Folclórico de Parintins de 2012, que será realizado no período de 29 de junho a primeiro de julho. A ação de Proteção Civil, desencadeada desde o ano passado e que faz parte da política de redução de desastre do Governo do Estado, vai contar este ano com o apoio logístico do Exército Brasileiro, que disponibilizou ao órgão um helicóptero para situações de emergência. A aeronave parte de Manaus nesta sexta-feira, 29.
“Devido a grande concentração de pessoas, o cenário em Parintins passa a ser de vulnerabilidade e por isso vamos coordenar e dar suporte aos eventos de anormalidade que podem ocorrer de ordem natural como desbarrancamento, acidentes aquáticos e aéreos e até de ordem tecnológica”, enfatizou o Secretário do Subcomadec, Roberto Rocha.
Formam a equipe técnica, agentes de Defesa Civil, brigadistas do Baixo Amazonas capacitados anteriormente pelo órgão, um médico e um enfermeiro do Exército Brasileiro.
Além da atuação terrestre de análise e avaliação de risco, a Defesa Civil do Estado, vai dispor do helicóptero Pantera do Exército, com tripulação formada por dois pilotos, um mecânico e equipe médica pronta para evacuação aeromédica de vítimas em estado grave. A aeronave tem autonomia de voo para deslocamento direto para Manaus, inclusive no período da noite.
No sábado,30,um simulado de emergência também ocorrerá nas proximidades do aeroporto de Parintins.