Defesa Civil Am monta estrutura preventiva de desastre durante Festival Folclórico de Parintins

Evacuação de ambientes, remoção de pessoas acidentadas em estado grave, atendimento em desastres naturais e tecnológicos são algumas das atuações que a Defesa Civil do Estado está preparada caso haja ocorrências deste porte durante o Festival Folclórico de Parintins de 2012, que será realizado no período de 29 de junho a primeiro de julho. A ação de Proteção Civil, desencadeada desde o ano passado e que faz parte da política de redução de desastre do Governo do Estado, vai contar este ano com o apoio logístico do Exército Brasileiro, que disponibilizou ao órgão um helicóptero para situações de emergência. A aeronave parte de Manaus nesta sexta-feira, 29.

“Devido a grande concentração de pessoas, o cenário em Parintins passa a ser de vulnerabilidade e por isso vamos coordenar e dar suporte aos eventos de anormalidade que podem ocorrer de ordem natural como desbarrancamento, acidentes aquáticos e aéreos e até de ordem tecnológica”, enfatizou o Secretário do Subcomadec, Roberto Rocha.

Formam a equipe técnica, agentes de Defesa Civil, brigadistas do Baixo Amazonas capacitados anteriormente pelo órgão, um médico e um enfermeiro do Exército Brasileiro.

Além da atuação terrestre de análise e avaliação de risco, a Defesa Civil do Estado, vai dispor do helicóptero Pantera do Exército, com tripulação formada por dois pilotos, um mecânico e equipe médica pronta para evacuação aeromédica de vítimas em estado grave. A aeronave tem autonomia de voo para deslocamento direto para Manaus, inclusive no período da noite.

No aeroporto Julio Belém, será montada uma barraca de emergência e na cidade um terminal de monitoramento meteorológico. A Defesa Civil do Estado vai dispor ainda de um carro pipa com capacidade para 10 mil litros de água.

No sábado,30,um simulado de emergência também ocorrerá nas proximidades do aeroporto de Parintins.