Defesa Civil Am monta moradias flutuantes para atender desabrigados no município Careiro da Várzea

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, montou no município do Careiro da Várzea, que está em Estado de Calamidade Pública, moradias flutuantes para atender as famílias que estão desabrigadas por conta da enchente. As 11 barracas de emergência foram instaladas em balsas localizadas nas comunidades Marimba e Igarapé dos Reis, como parte das ações de minimização do desastre natural, desencadeadas pelo Governo do Estado.

Nessas balsas foram montadas estruturas de moradias com barracas de emergência, banheiros químicos, fornecimento de água, alimentação e kit´s dormitório.

As 11 barracas tem capacidade para abrigar pelo menos 40 famílias, que estão sendo transferidas gradativamente.

Na comunidade do marimba, há uma hora da sede do município, o  pescador Flaviano Sales,31, abandonou a casa  sob a ameaça da mesma ser arrastada a qualquer momento pela correnteza. Ele já foi transferido com a família para um dos abrigos flutuantes da Defesa Civil Am.

“Eu não tinha pra onde ir, não tenho parentes aqui e a balsa tem tudo que a gente precisa”, afirmou.

Outros abrigos

Na Escola Municipal Balbina Mestrinho, no próprio município, 30 famílias também já estão abrigadas provisoriamente. Nesta unidade escolar, que também já sofre os impactos da enchente, serão construídas marombas (assoalho suspenso), para que as barracas da Defesa Civil sejam instaladas no local.

Outras 10 barracas foram instaladas na orla da cidade. Com capacidade para até 20 famílias.

No ginásio Municipal José Francisco Batista, marombas também serão construídas para possibilitar a instalação de novas estruturas de moradia.