Defesa Civil AM promove capacitação para Coordenadores do Médio Solimões e incentiva a criação de “Cidades Resilientes”

Com o foco na gestão de desastres, a Defesa Civil do Amazonas deu início hoje (19) no município de Tefé, a “Capacitação dos Coordenadores Municipais do Médio Solimões”. A proposta é trabalhar nos gestores, o compromisso de transformar as cidades em resilientes, diante das situações emergenciais.

“Além de capacitar e aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pelos Coordenadores Municipais de Defesa Civil dessa região queremos promover a resiliência das cidades, por meio da definição de ações e prioridades, na área de gestão do risco de desastres”, enfatizou o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Junior.

Nove Municípios participam da capacitação que vai até o dia 22 deste mês: Tefé, Coari, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Juruá.

Temas: O principal tema debatido com os participantes será “O que é uma cidade resiliente e os 10 passos para essa construção”. Esse termo é usado para aquelas cidades que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

A importância da implantação do número de emergência 199, da Defesa Civil Municipal (canal de comunicação direto com a população) também será destacada durante o curso.

Outros temas envolvem a implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) nas comunidades ribeirinhas; o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2ID) e a elaboração de Planos de Contingência.