Defesa Civil AM realiza monitoramento meteorológico especial como parte da operação “Tocha Olímpica”
Técnicos do Centro de Monitoramento e Alerta (CEMOA), da Defesa Civil do Amazonas estão realizando um trabalho especial de monitoramento meteorológico como parte da operação “Tocha Olímpica”. Neste período serão analisadas as possibilidades de vendavais ou temporais, durante a passagem da tocha por Manaus e região metropolitana.
“Baseados em dados que serão fornecidos pelo Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia (SIPAM), nossos agentes farão uma avaliação meteorológica especial, no intuito de identificar possíveis eventos naturais extremos que possam atrapalhar a passagem da tocha por alguns locais da capital e municípios”, afirmou o secretário da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Junior.
Se for constatado algum impedimento climatológico, como ventos acima de 50 quilômetros por hora, a Defesa Civil AM fará o alerta aos órgãos que compõem o sistema de segurança. Entre as medidas que podem ser adotadas nesse caso, está à interdição da ponte Rio Negro (um dos trajetos da tocha), com o objetivo de garantir a segurança dos participantes e da população em geral.
A meta do órgão é emitir um boletim meteorológico antes do evento.