Defesa Civil do Amazonas apresenta balanço dos municípios afetados pela enchente em 2014 e as ações realizadas pelo Executivo

No Amazonas, 39 de municípios foram afetados pela cheia em 2014. Dois estão em Estado de Calamidade Pública (Humaitá e Boca do Acre). O Governo do Amazonas, por meio do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), apresenta um balanço atualizado do atendimento que está sendo realizado desde janeiro de 2014 nos municípios afetados pela enchente dos rios do Estado.

Mesmo com o início da vazante,as famílias afetadas pela cheia ainda terão 40 dias para enfrentar as águas altas devido à instabilidade na região Amazônica, principalmente nas bacias do Rio Negro e Rio do Amazonas. Isto se dá devido à existência de três ciclos de cheia que começam no final de Janeiro e vão até o começo de Julho.
Este ano, as regiões mais afetadas foram:  Madeira, Purus, Juruá, Médio Solimões, Baixo Amazonas e Médio Amazonas.

“A vazante iniciou,  mas só ficará acentuada a partir de final de agosto. Os municípios do terceiro ciclo de cheia ainda permaneceram com muito lagos e igarapés inundados.Por isso o nosso apoio é importante”, afirmou o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e  Secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha.

Ajuda Humanitária

Até agora 1.250 toneladas de alimentos não perecíveis e 52 mil itens de Ajuda Humanitária (kits de higiene, limpeza e dormitório) foram destinados as famíliasque sofreram impacto socioeconômico ocasionado pelo desastre natural.  Além disso, 19 kits de medicamentos, que foram cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, também foram enviados as cidades. O Amazonas recebeu ainda do governo federal um aporte financeiro no valor de 1.700 milhão.

O Governo do Estado contabiliza em torno de R$ 28 milhões em recursos utilizados para atender as ações de resposta ao desastre, e aporte financeiro aos municípios. Entre as ações, convênios com prefeituras. Houve Ainda o repasse direto de recursos às famílias no valor de e R$300 reais, como parte do Programa de Governo “Amazonas Solidário” destinado as famílias afetadas pela cheia.

Municípios Afetados:

37 municípios em Situação de Emergência:
Guajará, Ipixuna, Envira, Lábrea, Pauini, Apuí, Canutama, Manicoré, Novo Aripuanã, Caapiranga, Borba, Nova Olinda do Norte, Tapauá, Itamarati, Autazes, Urucará, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Anamã, Urucurituba, Careiro da Várzea, Anori, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Careiro Castanho, Manacapuru, Manaus, Maraã, Beruri, Maués, Silves, Tefé, Iranduba, Codajás, Manaquiri e Uarini.
2 municípios em Estado de Calamidade:
Humaitá e Boca do Acre.