Defesa Civil do Amazonas auxilia municípios do interior afetados pela cheia

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, está auxiliando os municípios de Boca do Acre, Guajará, Ipixuna, Envira e Humaitá, que já decretaram situação de emergência por conta da cheia dos rios no Amazonas. O titular da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, explicou que Guajará e Ipixuna já estão recebendo atendimento técnico para apoio das ações e serviços.

 

 

 

Para Boca do Acre, até o momento o único município que teve portaria do Governo Federal reconhecendo o estado de situação de emergência, a Defesa Civil do Amazonas já enviou os kits de ajuda humanitária, composto de barracas de campanha, colchões, lençóis e travesseiros no último sábado, dia 15 de fevereiro. Ao longo desta semana, a Defesa Civil estadual também vai enviar cestas básicas, kits de higiene pessoal, de limpeza e de medicamentos para as famílias de Boca do Acre.

 

 

 

Rocha informou que os municípios de Lábrea e Manicoré já receberam a sinalização da equipe técnica do órgão para o alerta máximo e que Canutama, Novo Aripuanã e Eirunepé estão em situação de atenção. O coronel disse que a Defesa Civil do Amazonas também já fez uma solicitação para o Ministério da Integração e para a Secretaria de Defesa Civil Nacional para que as demandas do Estado sejam atendidas, principalmente no apoio logístico, para possibilitar o envio de mais kits por meio de aeronaves.

 

 

 

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil estadual, 16.374 pessoas em todo o Estado já foram afetadas pelas inundações.

 

Assessoria técnica – O titular da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, comunicou que os municípios que forem reconhecidos em situação de emergência por meio da portaria do Governo Federal estarão aptos a receber recursos financeiros federais.

 

 

 

Rocha explicou que a Defesa Civil estadual possui equipe para prestar assessoria para as prefeituras municipais para orientá-las sobre a documentação especifica para avaliação e execução, além do plano de trabalho especificado para o planejamento das ações.