Defesa Civil do Amazonas instrui o Estado de Alagoas, afetado pela seca, no uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil-CPDC
O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec, enviou um técnico do órgão, especialista em questões orçamentárias, para apoiar a ações de Defesa Civil na área técnica-administrativa e no uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil- CPDC, instrumento utilizado pelo Governo Federal para o repasse de recursos com o foco na execução de ações de socorro, assistência às vítimas de fenômenos naturais e o reestabelecimento de serviços essenciais da população.
O Estado de Alagoas teve este ano 36 municípios afetados pela estiagem. Ações de ajuda humanitária foram executadas pelo Governo do Estado, mas para que os recursos enviados pelo Governo Federal (o último na ordem de R$ 6 milhões) sejam utilizados com mais rapidez, eficácia e lisura é necessário um trâmite administrativo de informação de dados, comprovação de desastre e famílias afetadas, bem como o correto preenchimento de formulários da Defesa Civil Nacional e o Amazonas tem larga experiência nesse tipo de ação, já que enfrentou enchentes e estiagens recordes e fez uso do CPDC.
O técnico, André Souza, que é bombeiro militar e coordena o Departamento de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Defesa Civil do Amazonas é quem vai instruir os demais técnicos de Defesa Civil de Alagoas, quanto ao uso do Cartão. O prazo de permanência do agente naquele Estado é de uma semana, prorrogável, caso haja necessidade.