Defesa Civil do Amazonas participa de encontro sobre a estiagem em colaboração com diversos órgãos

Preparar e informar a comunidade escolar diante do período da seca é fundamental

Nesta terça-feira (23/07), a Defesa Civil do Amazonas participou de uma roda de conversa promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com a participação de representantes de diversos órgãos, para debater a crise climática no estado. O objetivo foi discutir estratégias conjuntas para enfrentar a severa estiagem que se aproxima na região.

O evento, com o tema “Que clima é esse?”, foi transmitido para todo o estado através do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Durante a roda de conversa, foram abordados diversos aspectos, incluindo a análise da situação atual dos rios e reservatórios, medidas emergenciais já adotadas, necessidades prioritárias das comunidades afetadas e estratégias de prevenção para crises futuras. A colaboração entre os diferentes órgãos foi destacada como fundamental para a eficácia das ações de resposta e mitigação dos impactos da estiagem.

“Estamos unindo esforços para enfrentar essa situação desafiadora de forma coordenada e eficiente, buscando proteger não apenas o meio ambiente, mas também a vida e o bem-estar das pessoas”, afirmou o coordenador de operações da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Adson.

Além de discutir medidas imediatas, como a distribuição de água potável e o apoio às comunidades mais vulneráveis, os participantes da roda de conversa também debateram a importância de ações integradas de educação ambiental e planejamento estratégico para enfrentar eventos climáticos extremos.