Defesa Civil Estadual treina procedimento de evacuação com aeronave em Parintins

Os órgãos do Governo do Amazonas que estão envolvidos na operacionalização do 47º Festival Folclórico de Parintins estão com os seus procedimentos, principalmente de salvamento, definidos e prontos para atender quaisquer emergências, como demonstrou o Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec), que realizou, neste sábado, dia 30 de julho, no aeroporto Júlio Belém, em Parintins, um simulado de evacuação aeromédica para treinar brigadistas a agir em situações de emergência com acidentes em locais de grande concentração de pessoas.

 

A iniciativa faz parte do plano de ação preventiva para desastre montado pelo órgão para o período do festival. Durante a simulação de ocorrência, os agentes da Defesa Civil improvisaram um acidente com vítimas fatais e com ferimentos graves. “É um treinamento complementar para a atuação da nossa estrutura específica de segurança pública que montamos em Parintins. Aqui nós fazemos a simulação com deslocamento direto para Manaus, para o Hospital 28 de Agosto, por helicóptero”, frisou o secretário estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Roberto Rocha.

Segundo Rocha, o treinamento é uma forma de se preparar para o atendimento em eventos de grande porte, como o Festival Folclórico de Parintins e até a Copa do Mundo de 2014, que terá Manaus como uma das sedes do evento. A ação que simulou resgate de vítima em estado grave e remoção de ferido para Manaus contou com apoio do helicóptero Pantera e equipe aeromédica do Exército Brasileiro. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a administração aeroportuária também apoiaram a iniciativa.