Estiagem 2024: Cosama reforça medidas emergenciais para assegurar fornecimento de água no Alto Solimões
Uso de produtos químicos garantem a qualidade dos estoques da água nos municípios da região
Com a severa estiagem que afeta os rios do Amazonas, o Governo do Amazonas por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), vem implementando medidas emergenciais para assegurar a qualidade e continuidade no fornecimento de água tratada, especialmente nos municípios da calha do Alto Solimões.
Em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), para garantir a continuidade do tratamento de água, a Cosama otimizou o uso de produtos químicos, introduzindo um polímero não iônico, o que resultou em uma economia significativa de insumos como o sulfato de alumínio e hipoclorito de cálcio. “Conseguimos reduzir em aproximadamente 32% o consumo de sulfato de alumínio, prolongando a autonomia do estoque durante este período crítico”, explicou Van Damme Menezes, diretor de Operações da Cosama.
Também foi antecipada a entrega de 62.000 kg de sulfato de alumínio para a estação de tratamento de Tabatinga, assegurando que a operação pudesse continuar sem interrupções, mesmo com as dificuldades logísticas impostas pela baixa navegabilidade dos rios. Para garantir a eficiência do tratamento, foram realizados testes laboratoriais e adequações técnicas nas estruturas das instalações, resultando em uma economia mensal de aproximadamente R$ 18 mil.
Segundo a Cosama, em nenhum momento a qualidade da água distribuída aos municípios do Alto Solimões foi comprometida, mantendo um controle de qualidade, com testes diários de potabilidade, além de ações contínuas de lavagem das Estações de Tratamento de Água (ETA), para aprimorar o processo de captação e tratamento.
Em São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros de Manaus), foi executada a dragagem do igarapé Ajaratuba, que aumentou a capacidade de armazenamento de água bruta, assegurando a captação e o tratamento da água.
Intervenções técnicas também foram implementadas nos municípios de Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus) e Atalaia do Norte (distante 1.138 quilômetros da capital), onde o uso de insumos químicos já alcançou níveis máximos de eficiência, além de recebimento de mangotes e cabos náuticos.
A Cosama tem reforçado a presença de suas equipes técnicas em diversos municípios do estado. Engenheiros e especialistas são enviados regularmente para reforçar o trabalho das equipes locais, realizando visitas técnicas e operacionais nos municípios onde atua. Essas iniciativas visam garantir a qualidade e a eficiência no fornecimento de água, assegurando o abastecimento contínuo da população, especialmente durante os períodos de estiagem.