Governo do Estado promove capacitação para coordenadorias municipais de Defesa Civil

Imersão em Proteção e Defesa Civil visa atuação ainda mais integrada entre o estado e municípios

Representantes das coordenadorias municipais de Defesa Civil do Amazonas participaram de curso de capacitação promovido pelo Governo do  Estado, de 27 a 31 de março, na sede da Defesa Civil, Avenida Urucará, 183, bairro Cachoeirinha, zona sul. O objetivo do encontro foi aprimorar conhecimentos junto aos representantes de cada localidade e realizar instrução relativa ao correto emprego da legislação para atuação ainda mais integrada e eficiente.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é responsável por auxiliar de forma rápida e eficiente aos municípios, encurtando o prazo de resposta nos atendimentos aos desastres. Atualmente, o Amazonas possui 62 coordenadorias municipais, uma em cada município amazonense, responsáveis pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil no âmbito de sua localidade.

“Essa capacitação, promovida pela Defesa Civil do Estado, é muito importante para que possamos trabalhar de uma forma organizada em nossos municípios, agradecemos ao Departamento de Ensino por realizar esse evento que nos trouxe muito conhecimento.” disse Chico Reis, coordenador do município de Codajás.

Os primeiros municípios a participarem da capacitação foram Santa Isabel do Rio Negro, Codajás, Coari, Uarini e Alvarães. Os participantes receberam instruções sobre riscos geológicos e hidrológicos, problemas socioambientais, mudanças climáticas, os principais componentes da avaliação de danos e prejuízos em caso de desastres, e além disso, receberam instruções quanto ao uso do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2iD).

O S2iD é uma plataforma digital na qual é possível elaborar planos de contingência, registrar desastres ocorridos no município, solicitar a homologação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, solicitar recursos, consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e buscar informações sobre ocorrências de desastres com base em dados oficiais.

“Através da capacitação temos a oportunidade de instruir e levar conhecimento sobre Defesa Civil, além de promover interação entre os coordenadores municipais. Os principais temas abordados nessa imersão foram o Sistema S2ID, a atuação da Defesa Civil e a importância da participação social na gestão de riscos e desastres.” afirmou a Tenente Jordana Gonzaga, chefe do Departamento de Ensino