Técnicos da Defesa Civil AM passam por treinamento sobre o sistema de previsão de eventos meteorológicos extremos, desenvolvido pela UEA

Agentes da Defesa Civil do Amazonas, que atuam no Centro de Monitoramento e Alerta (CEMOA), instalado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/AM), participaram hoje, 14, de um treinamento com Pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobre o sistema "Detecta",  mecanismo via satélite, capaz de informar a ocorrência de eventos extremos de chuva e queimadas nos municípios do Amazonas.

"Para o nosso trabalho, esse sistema é estratégico. Com ele as decisões para ações de Defesa Civil, podem ser mais rápidas e eficazes, diminuindo o tempo resposta diante dos eventos meteorológicos extremos", garantiu o Secretário da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Junior.

O coordenador da pesquisa, o professor doutor em meteorologia Rodrigo Augusto Ferreira de Souza, explicou aos técnicos que o sistema é capaz de enviar alertas aos órgãos de controle, de acordo com as ocorrências. Esse sinal pode ser enviado via SMS para smartphones ou por e-mail. O sistema monitora tempestades, queimadas, raios, alagamentos e deslizamentos de terras.

“As Defesas Civis já utilizam a plataforma, em caráter experimental. Esperamos exatamente isso, que as informações sejam repassadas para os órgãos de controle e instituições governamentais que tenham interesse de receber essa informação para municiar a atuação e minimizar os impactos de desastres ambientais”, finalizou o pesquisador